INTRODUÇÃO
A internet, nos dias atuais, é uma das formas mais eficientes de divulgação de informação. A comunicação é rápida e alcança praticamente o mundo inteiro. As redes sociais, cada vez mais divulgadas e acessíveis, tornam-se um poderoso instrumento de comunicação.
Os blogs vão progressivamente se transformando em um útil e versátil instrumento de rápida difusão de informação na Web. Na escola podem ser utilizados como um espaço de divulgações de ações e são uma ferramenta eficaz para trabalhar o conteúdo dado em sala de aula.
PERRENOUD, 2000, p. 125 “defende que a escola não pode ignorar o que se passa no mundo. As novas tecnologias da informação e da comunicação transformam espetacularmente não só a maneira de se comunicar, mas também de decidir, de pensar”.
Os professores devem estar a par das mudanças que ocorrem no mundo e fazer uso delas em todas as disciplinas, favorecendo a interdisciplinaridade e maior aproveitamento do conteúdo apresentado pelos docentes.
Os blogs são hoje ferramentas que qualquer pessoa pode criar, são recursos interativos com a possibilidade de fácil atualização e participação de terceiros.
TEMA: O Teatro Popular de Gil Vicente
OBJETIVOS
GERAL
Proporcionar aos alunos uma nova experiência que possa unir a tecnologia da internet ao mundo da literatura.
Tornar mais dinâmica a aprendizagem da literatura utilizando uma ferramenta que está se tornando indispensável nos dias de hoje. A internet, sem dúvida, é uma forte aliada no processo de aprendizagem principalmente porque as novas gerações (crianças e adolescentes que estão hoje em nossas escolas) já têm um domínio amplo e um desembaraço natural com essas novas formas de tecnologia.
Ampliar os conhecimentos de literatura em nossos alunos apresentando autores e movimentos literários.
ESPECÍFICO
Nossa proposta é apresentar aos alunos o teatro popular de Gil Vicente, que é considerado, até hoje, o maior dramaturgo português. E foi o primeiro a fazer valer o texto literário sobre a cenografia e o espetáculo.
Despertar nos alunos o interesse pelas obras do autor é nosso objetivo e para tanto nos utilizaremos de recursos tecnológicos. A internet será de grande auxílio nas pesquisas, além disso, será a base da atividade, uma vez que os alunos deverão acessar o material que estará disponível e buscar mais conteúdo sobre o assunto através da rede. Todo trabalho produzido pelos alunos será postado nas redes sociais. Todos terão livre acesso e poderão registrar suas opiniões, comentários e sugestões.
Pretendemos tornar a atividade o mais interessante possível para que os alunos absorvam o máximo que puderem sobre a obra do autor e sintam motivação para buscarem mais informações a respeito.
JUSTIFICATIVA
Pretendemos desenvolver um trabalho que possa despertar um interesse maior nos alunos sobre o tema escolhido.
A escolha da obra de Gil Vicente se faz por razões diversas. Uma delas é que o autor é considerado atual apesar de pertencer ao século XVI. Através de suas obras ele faz críticas e condena as pessoas que usam sua posição social para alcançar vantagens pessoais. Utilizando-se da comicidade em sua obra, Gil Vicente mostrou-se um defensor da moralidade e valores religiosos. Com suas obras (autos e farsas) ele conseguiu retratar a sociedade portuguesa do século 16, com todas as classes sociais, seus defeitos e preocupações.
É possível fazermos uma transposição daquele modelo de sociedade para os dias atuais.
Nosso objetivo é despertar nos alunos um senso de observação, análise e crítica.
Pretendemos, através deste trabalho, que os alunos sejam capazes de compreender, analisar e relacionar os fatos e personagens da obra de Gil Vicente com modelos atuais.
Além de tomar contato com o autor e com sua obra, nossa intenção é que o aluno também acabe por desenvolver um senso crítico, uma vez que se deparará com personagens e fatos, que apesar de cômicos são também passíveis de uma análise mais profunda e séria.
METODOLOGIA
Através das redes sociais (youtube, facebook e blogs) apresentaremos aos alunos uma nova forma de estudar e conhecer a literatura.
Nossa proposta é a de tornar a obra de Gil Vicente cada vez mais acessível aos alunos.
Num primeiro momento os alunos deverão pesquisar e buscar informações do autor e das obras através da internet.
Após a pesquisa trabalharemos com gêneros bastante conhecidos pelos alunos: história em quadrinhos, vídeos, fotonovelas e releitura de peças teatrais. Nosso intuito é que os próprios alunos possam trabalhar com as obras de Gil Vicente e adaptá-las para esses gêneros já citados (quadrinhos, vídeos, fotonovelas e releitura de peças).
Todo esse trabalho, acreditamos, despertará o interesse dos alunos e facilitará a leitura da obra original. Tudo o que for produzido pelos alunos será postado na internet e todos terão acesso.
Proporíamos, também, a criação de uma página de Gil Vicente no Facebook, onde os próprios alunos postariam trechos de peças, curiosidades, releituras, vídeos, além de comentarem e discutirem sobre o assunto.
Depois dos alunos estarem mais familiarizados com a obra de Gil Vicente poderemos pedir a eles que façam uma relação com outras obras que se inspiraram no trabalho desse autor. Entre elas podemos citar “Morte e Vida Severina”, auto de Natal pernambucano, de João Cabral de Melo Neto e a peça mais popular e prestigiada de Ariano Suassuna, “Auto da Compadecida”, adaptada para a TV. Esse trabalho também seria postado na página de Gil Vicente, no Facebook, abrindo espaço para novas discussões e comentários por parte dos alunos.
BIBLIOGRAFIA
MOISÉS, Massaud. A Literatura Portuguesa. São Paulo: Cultrix, 2006.
http://www.infoescola.com/biografia/gil-vicente/
http://revistaescola.abril.com.br/
PERRENOUD, Philippe. 10 novas competências para ensinar: convite à viagem. Porto alegre: Artes Médicas, 2000.