RESENHA CRÍTICA DE UM LIVRO DIDÁTICO DE LITERATURA BRASILEIRA PROSA
No livro, “Literatura Brasileira – Em diálogo com outras Literaturas e outras Linguagens” selecionado para a respectiva atividade, verificamos que ele apresenta a proposta de proporcionar ao aluno o diálogo entre a literatura brasileira e demais literaturas, por exemplo, a literatura inglesa, portuguesa e as demais. A obra tem o intuito de preparar o aluno para os desafios dos tempos atuais quanto à cobrança dos vestibulares, confrontos de diversos textos de diversas épocas quanto às necessidades do mundo contemporâneo, que exige um cidadão cada vez mais habilitado a lidar com diferentes linguagens.
No período literário escolhido pelo grupo, Romantismo Brasileiro, foram observados alguns fatores e recursos utilizados para concluir o processo de ensino-aprendizagem. Inicialmente o livro chama bastante atenção devido ao seu layout, e à linguagem utilizada, que é de fácil compreensão para aproximar o aluno com o contexto e o tema a ser desenvolvido. Além disso, não é apenas constituído de textos escritos, engloba também imagens que comentaremos mais à frente. A linguagem utilizada na obra procura adequar-se ao vocabulário cotidiano, fugindo do padrão técnico que ate então era utilizado nas metodologias t radicionais.
De uma fácil compreensão, devido, a língua adaptada seu conteúdo é bem dividido, sendo relacionado de acordo com sua classificação que já é indicada no início do capítulo a ser trabalhado em sala de aula e inicialmente são feitas citações com o contexto histórico do respectivo movimento, relatando sua importância e os acontecimentos daquela época. Além disso, também podemos observar as obras de arte dos principais artistas da época. Quanto às obras citadas no livro, são destacadas as principais do movimento e as solicitada em vestibulares, são elas: O guarani (1857), Iracema (1865), Ubirajara (1874), Inocência, A Moreninha (1844), Memórias de um Sargento de Milícias, Senhora (1875) dentre outras.
É importante destacar que além de citar as das obras, os autores fazem uma análise de cada um dos livros, com um dos fragmentos, mencionando o enredo e os recursos literários que cada autor utiliza para escrever sua obra.
Os exercícios selecionados são divididos em dois segmentos: o primeiro trabalha com o conteúdo ministrado em sala de aula de acordo com a temática selecionada, e no final do capítulo são trabalhadas questões para o vestibular a fim de atingir um dos objetivos propostos pela Instituição Escolar: preparar o aluno para o vestibular. Quanto à atividade de analisar as obras o livro didático propõe um roteiro de leitura e interpretação, utilizando os seguintes recursos:
ü Bibliografia
ü Resumo do enredo
ü Personagens
ü Tempo e espaço
ü Foco narrativo e estilo
ü Verossimilhança
ü Movimento literário
ü Conclusões
Muito diferente dos livros didáticos anteriormente usados nas escolas, o livro analisado em questão utiliza diversas imagens contextualizadas de acordo com âmbito social, artístico, com um ótimo nível de qualidade, recursos das cores para chamar a atenção do aluno. E todas essas informações e dados são distribuídas de uma maneira organizada, de acordo com os autores e suas respectivas obras, fazendo intertextualidade com outras artes presentes na sociedade atual pós-moderna. Juntamente com esse acervo literário o autor dessa unidade didática linca outras teorias que são levantadas na própria literatura, por exemplo:
“Por que o negro não se tornou herói”
Nesse paradigma é questionado o motivo pelo qual a raça negra não é valorizada no Romantismo brasileiro, a escola literária que aborda as três etnias que formaram o povo brasileiro, destacando que apenas o índio se tornou herói na literatura romântica, cabendo a ele a isenção de conotações negativas.
Obviamente é importante ressaltar que nem todos os romances brasileiros seguem essa perspectiva, que é o caso de Memórias de um Sargento de Milícias. Além dessa, outra discussão muito interessante trazida pelo livro é o conceito do Herói romântico X Herói moderno. Para tratar disso, o autor do livro didático faz intertextualidade com o filme “Matrix”. Além do uso do cinema, podemos observar a presença de cenas de novelas televisas a fim de fazer relação com o movimento romântico. E um recurso que chama muito a atenção logo na introdução do capítulo do Romantismo Prosa, é o fato do livro trazer uma página somente com dados atuais, sugerindo vídeos, livros de outras literaturas (inglesa, por exemplo) músicas nacionais e sites, sugerindo leituras complementares, além das obras artísticas já mencionadas nessa resenha e que estão inseridas em todo o capítulo. Contém também um breve relato dos hábitos dos brasileiros fazendo um traçado comparativo numa linha cronológica até os dias de hoje, além de indicar leituras complementares de cada tópico.
Como mencionado no início da resenha, o layout do livro didático escolhido chama a atenção devido ao uso de alguns recursos. A página em si tem o mesmo material de uma revista, uma fonte maior que até então era pouco utilizado, o uso de várias imagens da época com ilustrações atuais, com cenas de novelas e filmes conhecidos, presença de cores vivas, imagens de personagens de algumas obras, presença de charges e tirinhas, com intuito de atrair a atenção do aluno e inovar a metodologia no processo de ensino e aprendizagem.
Com todos esses recursos mencionados, o livro tem ainda dois objetivos principais: preparar o aluno para o vestibular e criar uma visão mais crítica para a formação do cidadão, tornando-o capaz de interagir e criar voz ativa na sociedade e lidar com as diversas formas de linguagem e comunicação. Sabemos que a cobrança da aprovação no vestibular é maior, sobretudo aos alunos do nível médio, pois observamos que em todo o capítulo existe a presença de simulados. Portanto, observamos que a função social da literatura fica em segundo plano, pois a interpretação critica da obra fica restrita somente a alguns resumos, ou aborda características gerais que não são suficientes para entender as particularidades de cada obra e de seus autores. Portanto é importante rever como é abordado o ensino das literaturas nas instituições, porque mesmo com tantos avanços na sociedade existem concepções que permanecem dos “tempos dos nossos pais”.
Concluindo, quanto à bibliografia utilizada não constam dados detalhados, apenas os autores:
CEREJA, William Roberto: Professor graduado em Português e Linguística e licenciado em Português pela USP, Mestre em Teoria Literária pela USP, Doutor em Linguística Aplicada e Análise do Discurso na PUC – SP e Professor da rede particular de ensino em São Paulo , capital.
MAGALHÃES, Thereza Cochar: Professora graduada em Português e Francês e licenciada pela FFCL de Araraquara, SP, Mestra em Estudos Literários pela Unesp de Araraquara, SP e Professora da rede pública de ensino em Araraquara, SP.
Obra analisada para a resenha critica: Literatura Brasileira – Em diálogo com outras Literaturas e outras Linguagens – Ensino Médio, Editora Atual. Publicada em 2005.
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